Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pela consultoria
Serasa Experian revela que o número de golpes contra consumidores bateu
um novo recorde no Brasil, com 2,14 milhões de tentativas em 2012. O
total equivale a uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos. Em 2011,
foram registrados 1,96 milhão de tentativas entre janeiro e dezembro e,
em 2010, 1,87 milhão.
O indicador de tentativas de fraudes da empresa atribui o aumento de casos à popularização da internet
e das mídias sociais. Segundo a Serasa, é comum que os usuários
forneçam seus dados pessoais em cadastros online sem verificar a
segurança ou ideoneidade do site.
Com os dados, os golpistas
costumam abrir contas bancárias no nome da vítima para ter acesso a
cartões de crédito, empréstimos e talões de cheque. Os dados também são
usados na compra de automóveis, em financiamentos eletrônicos e na
compra de celulares, por exemplo.
Os setores de telefonia e
serviços lideraram os registros de tentativa de fraude no ano passado. O
primeiro teve 749.213 casos de tentativas de fraude no ano passado, ou
35% dos registros. Já o setor de serviços, que inclui empresas como
agências de turismo, teve 746.318 registros, também 35% do total. Por
outro lado, houve queda nas tentativas de fraude nos bancos (18% em
2012, 26% em 2011 e 28% em 2010).
A Serasa recomenda uma série de
precauções ao usuário, como evitar o cadastro em sites que não sejam de
confiança; limitar a publicação de dados em redes sociais (signo,
modelo de carro, time que torce etc); e manter o antivírus
sempre atualizado para evitar trojans. Também é recomendado que o
usuário não forneça ou confirme informações pessoais pelo telefone e
tenha cuidado com documentos pessoais como RG e CPF.
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